segunda-feira, 9 de junho de 2008

Pregando no Deserto

Fé e Conversão

TEMA: FÉ E CONVERSÃO

INTRODUÇÃO: Na lição anterior estudamos sobre arrependimento. Hoje vamos estudar sobre a fé e a conversão. Este é um dos estudos de maior importância dentro do plano de deus para a salvação.

1º) - DEFINIÇÃO DE FÉ: A melhor definição da palavra fé, no sentido bíblico está em Heb. 11.1 que diz: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”. A fé é algo invisível, mas sensível. É como uma rocha na qual nos apoiamos nesta vida e principalmente na eternidade. Esta rocha é Jesus Cristo. Fé significa crer e confiar em Deus e em sua palavra. É crer que Jesus nos salva pela sua morte na cruz. (Rm. 10.2-4); (Naum 1:7)

2ª) - O VALOR DA FÈ: Está relacionado com o valor daquilo em que esta se baseia ou apóia. Todas as pessoas têm capacidade de depositar fé em alguma coisa. Pôr exemplo: confiar na riqueza, no homem, nos amigos, nas boas obras, na caridade. Achar que vai ser salvo porque não faz mal a ninguém, não mata, não rouba, etc., ou confiar nas imagens de santos, figas, patuás e outras supertições.Se alguém tem fé em algumas destas coisas materiais visíveis, essa fé nada vale porque todas estas coisas perecem com o tempo – (Ef. 2:8-10). Quando a crença é depositada na palavra de Deus e a confiança está em Deus e em Cristo, isto constitui a fé que salva (João 5:24 – Heb. 12:2). I Ped.1:7 nos fala da verdadeira e única fé, indestrutível e eterna, que é a fé em Jesus Cristo. Esta fé vale mais do que toda a riqueza do mundo e é a única que pode salvar.

3º) - COMO ADQUIRIR A FÉ: Rom. 10:17: “A fé vem pelo ouvir e o ouvir a palavra de Deus”. Quando alguém lê ou ouve a pregação do Evangelho e o aceita, o Espírito Santo de Deus faz nascer a fé salvadora no sacrifício de Jesus Cristo. Atos 4.4 diz que quase cinco mil pessoas ouviram, creram e foram salvas. A fé se adquire pelo desejo de conhecer mais de Deus (I Ped. 2.2), pelo estudo e meditação da bíblia (Josué 1:8,9 – Salmos 1:1,2), pelo obedecer e guardar os ensinamentos bíblicos (Apc.1:3) e pelo servir a Cristo (Heb. 5:12,14). A fé começa na conversão e deve crescer no dia a dia de nossa vida (II Tes. 1.3, Judas 20), crescendo até a estatura do varão perfeito (Efésios 4.12,13). Com a fé crescendo em nós, cresce também a certeza, a segurança, a luz de Cristo e a vida. Quem busca o conhecimento de Deus, pela fé, alcança o conhecimento mais amplo, profundo e perfeito.

4º) – ATUAÇÃO DA FÉ EM NÓS: A fé que salva pôr Jesus Cristo nos faz entender que a Bíblia é a Bíblia é a palavra de Deus e que para os que não crêem, existe a condenação. A fé envolve as três faculdades da pessoa que são: intelecto, emoções e vontade. O nosso intelecto crê nas verdades do Evangelho, mesmo condenando nossa forma de vida passada.
O nosso lado emocional confia em tais verdades e encontra nelas prazer. A nossa vontade as aceita e se dispõe a fazer a vontade de Deus. O sentido da palavra CRER, que é fruto da fé como em João 3:16, é: repousar ou apoiar-se sobre um firme fundamento unindo a pessoa que crê ao objeto de sua fé, que é Jesus Cristo.

5 - COMO A FÉ NOS SALVA: A fé é o fundamento (Hb. 11.1) do templo espiritual de nossas vidas (II Ped. 1:5,7), Jesus nos salva pôr graça (favor não merecido). Não basta saber que Jesus é o Salvador, mas é necessário apropriar-se de Cristo e a Salvação que Ele nos oferece. A fé conduz nossa alma ao descanso em Cristo , mas é preciso crer que foram os nossos pecados que crucificaram a Jesus na Cruz do Calvário. Ele os carregou sobre si (Is. 53: 4-6) pôr amor a nós para nos salvar e nos livrar da condenação do inferno. Jesus sofreu pôr nós o que nós deveríamos sofrer .
Quem crer assim será salvo. Esta é a forma da fé que salva. Jesus salva sozinho(mediante a fé). Todo o mérito e glória da fé e da salvação pertence a Deus porque nos foi dado pôr Deus (IS.42:8 – Rom.11:36).

6º) O RESULTADO DA FÉ

A) SALVAÇÃO: O primeiro resultado da fé em Jesus Cristo e seu sacrifício é a salvação. A seguir, a fé promove em nós a conversão. (PROCESSO QUE VAI ALCANÇANDO TODAS AS ÁREAS DE NOSSA VIDA).

B) CONVERSÃO INTERIOR (conceitos): Converter significa mudar de direção . A conversão envolve o arrependimento e a fé, a operação do Espírito Santo, a nossa aceitação e participação. Consiste em abandonar o pecado e seguir a Jesus. Pela conversão a pessoa vai sendo transformada na semelhança de Cristo (I João 3:2-3 – Sal. 51:10).
O arrependimento deve repetir-se todas as vezes que alguém pecar e afastar-se de Deus. A pessoa deve arrepender-se, abandonar o pecado e aproximar-se de Deus (I João 1.7).

C) CONVERSÃO EXTERIOR ( testemunho): A conversão é observada no lado humano – (externo) da salvação. Uma pessoa que apresentava extremos em suas atitudes, agora deve apresentar moderação – (Atos 3:19). Isto é o testemunho.
Ela odeia agora as coisas que antes amava e ama as coisas de Deus que antes desprezava ou desconhecia. Isto é um sinal para todos que esta pessoa se converteu a Jesus e que Deus transformou o seu coração (Ez. 36:36).

D) CONVERSÃO DOS IDOLOS : I Tes. 1:9 diz que os crentes se converteram dos ídolos a Deus. Ídolos na Bíblia NÃO SÃO SOMENTE imagens de santos, figas, patuás, santinhos e coisas semelhantes a estas que tenham algum vínculo espiritual e que tomem o lugar de Deus em nosso coração. Ex. 20:1-6 Deus proibiu fabricar as imagens, proibiu crer nelas e proibiu adorá-las. Em Deut. 7.25-26; 27:15 Deus manda quebrar e destruir tudo que for imagem, dizendo que são maldição. Desde Gênesis a Apocalipse a Bíblia condena toda a sorte de imagens e a idolatria, que é o crer, adorar, venerar ou ter respeito pôr elas. A seguir citamos outros textos que falam sobre isto: Sal. 97:7, Is.42:8, Sal.115:4-8, Is.44:9-20; 45:16,20; 46:5-10, I Cor.10:14-21,28, II Cor.6:14-18, I João 5:21, Apoc.2:14,20; 9:20,21; 21:8; 22:15. Há muitos outros textos que falam a mesma coisa.

OBS.: Idolatria não é uma imagem somente, mas tudo que de alguma maneira aplicamos qualquer devoção, por exemplo: uma ROSA que digamos estar ungida, uma peça de roupa, em fim qualquer objeto confeccionado por mãos humanas, ao qual devotamos alguma confiança e não exclusivamente na PALAVRA DE DEUS( o único mediador entre nós e Deus, é Jesus Cristo homem, At.4:12).
Obs.: A maior fonte de idolatria na sociedade brasileira é a chamada IURD.

CONCLUSÃO

A) SOBRE A CONVERSÃO: Atos 3.19 manda que nos convertamos. I Tes. 1.9 mostra o povo convertido. Após conhecermos a verdade só nos restará a conversão, ou sermos condenados., (Jer. 31.18-19 – Lam. 5:21).

B) SOBRE FÉ
n A fé em Jesus Cristo nos dá salvação e segurança eterna.
n A fé em Jesus Cristo vale mais do que toda riqueza do mundo.
n A fé se adquire pelo ler, meditar e/ ou ouvir a palavra de Deus.
n A fé é o alicerce de nossa vida espiritual. Atua no intelecto, nas emoções e na vontade fazendo-nos servos de Deus.
A fé promove a conversão a Cristo liberando-nos do mundo e do pecado.
n A fé em oração, sem duvidar, nos dá vitória e nos faz bênçãos para outros.
Sem fé é impossível agradar a Deus (Heb. 11:6).
n Sirvamos pois a Deus com fé. (Que Deus lhe abençoe ricamente, Amém)

Nenhum comentário: